O Propósito da glória de deus na igreja

texto: Ezequiel 43:1-5

 

Introdução: Esta passagem é uma daquelas preferidas por todos nós que professamos uma fé pentecostal. Bem realidade é que este sem dúvidas, tem sido tema de muitas conferências proféticas, de avivamento, vigílias, e etc.
  
 O que me deixa mais intrigado, é que este texto tem sido usado por alguns para promover um ''mover espiritual'' através de algumas manifestações do espírito (línguas,choros, pulos, etc) Mas este texto traz-nos algumas lições importantes a respeito desta glória.


   O termo glória, no ''gr'' Shekinah, era usado pelos rabinos para descreverem a Manifestação da Presença de Deus.

  Aqui o Texto mostra-nos a Glória entrando dentro do templo mostrando ao profeta Ezequiel que Deus estava voltando-se para o seu povo. Interesante é que na medida que esta Shekinah entrou no templo, fora manifestada algumas coisas que quero usá-las para substânciar o tema desta reflexão semanal:



  I- Resplandecer o Ambiente Na medida que a glória entrou no templo, houve um resplandecer muito intenso. No original resplandecer significa: aniquilar as trevas, dissipar escuridão Gênesis 1.1-4.
Não tem como a glória chegar em um ambiente e ele permanecer em escuridão.
Quando a glória de Deus chega em qualquer situação tem que resplandecer esta luz.



II- Levantar Quem Está Caído Com aquela grande visão, o profeta caíu prostando-se. Mas imediataamente foi levantando. O profeta Isáias profetizou dizendo: ''Levanta-te e resplandece... A glória está nascendo sobre ti''.
Quando a Glória de Deus chega na igreja, quem está caído prostado tem que se levantar! É fácil distinguimos se uma igreja tem a glória, não é pela estrutura do santuário, nem pelas manifestações nela vista; mas sim, pelo número de pessoas que chegam caídas, prostadas, cansadas, mas ao saírem de lá, saem totalmente trasformadas e de pé!


III- Encher o Templo Além de resplandecer o ambiente e levantar o profeta: O templo fora preenchido pela Glória de Deus. Encher aqui é o mesmo que dizer: Ocupar o espaço vago. Deus só enche o que está vazio! A ordem do profeta Eliseu para a viuva foi: ''Pegue vasos vazios''. O problema de nossas igrejas é que estamos tão cheio de nós, de nossos objetivos, que acabamos não deixando espaço para a Shekinah. Mas acredito que João Batista, sabendo dessa veracidade disse: É necessário que ele cresça e eu diminua João3.30. Em outras palavras, quem tem que aparecer no templo é a Glória de Deus e não o profeta, o cantor, o pastor, o pregador.
 Quando aprendemos essa verdade, seremos conhecido por todos como um templo cheio da Glória de Deus.



Conclusão: Deus não manifesta sua glória sem propósito! E dentre os incontáveis propósitos desta manifestação descrita nas Sagradas Escrituras, destacam-se esses três: resplandecer, levantar e encher. 
Espero que ao ler essa mensagem, seja cumprida em ti esses propósitos.



                               Conferencista Marcelo Silva
 
É Presbítero da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico (Sede São Mateus)
                          Cursou Formação Teológica  FATAB


 

Cinco Motivos Para A igreja Se Prostrar Diante de Deus
Texto: Salmos 95.6
Def. Adorar Gr. Prhoscuneo: é se prostar, se render em reverência, venerar, prestar honra, homenagem. Diferente do louvor de lábios, aonde o povo só tinha uma postura exterior de honra fingida... O verdadeiro sentido da adoração é o Prhoscuneo... Afinal envolve uma totalidade. Ex: A Pecadora que Ungiu os Pés de Jesus.

Introdução: Vivemos em um mundo aonde as pessoas não gostam de se humilhar, se inferior a ninguém. Mas diferente do mundo, a Bíblia nos dá inúmeros motivos para nos prostrarmos diante de Deus.
Nesta feita quero catalogar pelo menos cinco desses motivos:


I- Ele é o Nosso Criador (Salmos 95.6)
1- O fato de sermos criados por Ele... Impulsiona-nos a adorá-lo, pois temos seu Fôlego em nós. Hb. Shamat chaym: Fôlego de Vida.
2- Paulo no Areópago prestou a verdadeira adoração dizendo: Por ele vivemos, movemos e existimos;

II- Se Não Adorar, Deus Não Mandará a Chuva (Zacarias 14:17)
1- A chuva era necessária para sobrevivência de Israel por causa da economia agrícola;
2- Quando o povo deixou de adorar à Deus, o céus se fecharam e veio uma grande seca sobre a terra;

III- Envia o Socorro Divino (II Crônicas 20)
1- Quando nos prostramos diante das dificuldades, Ele envia o Socorro do Céu;
2-Josafá, mesmo com a Phobia, adorou;

IV- Quebra Impedimentos (Josué 6.16,20)
1- Existem muros em nossas vidas que somente o poder da adoração podem derrubar
2-Enquanto o povo de Israel ficou calado, mesmo com a presença da arca, os muros permaneciam de pé; mas quando o povo gritou, os muros caíram;

V- Restituição Dobrada (Jó 42.10)
1-O ato de adorar a Deus mesmo em meio a perda... Faz com que Deus devolva tudo em dobro;
2- Enquanto Jó manteve-se na postura de adorar ao Senhor, Deus mudou o cativeiro;

Conclusão: Enquanto tomarmos a postura de adorar ao Senhor... ele certamente fará para nós o quê fez a todas essas pessoas.

Tema: Igreja Menorah: A Igreja Missionária
Texto: Levítico 24:1-4

Def. Menorah: A Menorá (do hebraico מנורה - menorah - "lâmpada, candelabro"), um candelabro de sete braços, é um dos principais e mais difundidos símbolos do Judaísmo. Presume-se que a primeira Menorah tenha sido feita para o Tabernáculo no Deserto, pelo artista e artesão Bezalel, obedecendo as instruções de Moisés.Na Menorah há 07 lumes de lâmpadas, uma haste central e 03 braços que saem de cada lado. Para os judeus simbolizavam a fé judaíca; para a igreja além de simbolizar nossa fé, a Menorah representa a igreja, Cristo e a Presença do Espírito Santo.

Introdução: Através desta mobília iremos exaurir verdades fundamentais para a igreja que tem anelo pelo obra missionária:
Vejamos Algumas Características desta igreja:


I- Provisão Diária de Azeite (Vs.02)
1- Os israelitas eram os responsáveis pela provisão diária do azeite para que as lâmpadas permanecessem acessas;

2- O azeite tinha muitas ultilidades para os antigos: Consagrar Ministros(Unção); Fazer Comida (Alimento); Fazer Remédio (Cura);Usado para fazer Cosméticos (Limpeza e Pureza) Combustível para o Menorah (Fogo) 

II- Cuidado Sacerdotal (Vs.03)
1- Os sacerdotes eram os responsáveis por tirar as cinzas que ficavam do pávil do Menorah que restava;

2- Ainda que os sacerdotes terrenos esquecem de suas obrigações diárias o Sumo Scerdote da igreja jamais se esquecerá dela:
2.a - Eli, Hofni e Fíneas haviam esquecido de suas obrigações... Deus levantou Samuel;
2.b- Após o retorno da Babilônia Deus não deixou a lâmpada se apagar durante 8 dias...  (Talmude);

III- Lâmpadas Acessas Continuamente: (Vs.04)
1- A provisão de azeite e o cuidado sacerdotal faziam com que as lâmpadas da igreja ficassem sempre acessas; isso era sinal de que a fé dos israelitas estavam acessas;

2- A lâmpada acessa traz: brilho própio, iluminação, segurança.

Conclusão: A Igreja Menorah é a igreja missionária, pois tem: Provisão de azeite, cuidado sacerdotal e luz acessas continuamente.
Façamos Missões... Não deixemos com que apaguem a luz dessa igreja

Sete Virtudes do Obreiro Aprovado Por Deus
     Tema: II Timóteo 2.1-6,15,16,22


Introdução: Paulo ao instruir Timóteo, dá uma lista de virtudes que deve estar presente na vida de todo obreiro aprovado por Deus. Vejamos sete destas visrtudes:


I- Sofre as Aflições (Vs.03) (Suportar, Aguentar, tolerar e etc)
1-O obreiro para ser aprovado não pode desistir diante das aflições, tem que suportar:
2- Paulo externou esse sentimento aos efésios (Atos 20.19-24)

II-Trabalha com o intuíto de agradar que o alistou (Vs.04)
1- Precisamos trabalhar entendendo que quem nos alistou foi Deus:
2- Pedro e João diante do Sinédrio entendeu a quem deveriam agradar (Atos 4.19,20)

III- Dignidade (Vs.05)
1- O bom obreiro não se vende, não se corrompe, não mente em busca do sucesso:
2- Balaão se vendeu (Nm 22:15-17); Elias cumpiu com dignidade seu chamado (II Reis 2:13-18)

IV- Trabalho (executar com cuidado, realizar tarefa, exercer atividade) (Vs.06)
1- O bom obreiro é aquele que executa a tarefa que lhe foi imcubida para desfrutar depois:
2- Paulo no fim de sua vida pôde dizer: Combati o bom combate (II Timóteo 4:7)

V- Tem aprovação de Deus (Vs.15)
1- Enquanto agradar a Deus é algo que parte de nós, aprovação é o que Ele diz de nós:
2- Jó tinha algumas virtudes que foram destacadas pelo própio Deus (Jó 1:1,8)

VI- Não perde tempo com o que não Vale a pena (Vs.16)
1- O obreiro não pode ser preso por conversas, ocupações ou qualquer coisa que não vale a pena:
2- Neemias não se intimidou com as ameaças dos conspiradores, pois tinha algo importante (Ne 6:3)

VII- Foge dos Desejos (Vs.22) Ephitumia vontade descontrolada, desejo proibido
1- Nínguém é forte o bastante para brincar com os desejos que nos rodeiam:
2- Sanção achava-se forte e acabou preso (Jz.13-16) ; José fugiu para ser aprovado (Gn.39:8-13)


Conclusão: Deus procura nos dias atuais, virtudes como essas acimas descritas para que sejamos obreiros aprovados por Ele.

 

O ELEFANTE ACORRENTADO

 

 

                           Você já observou elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Por que o elefante não foge?

Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.

Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas “que não podemos ter”, “que não podemos ser”, “que não vamos conseguir", simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos “nãos” que “a corrente da estaca” ficou gravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o “sempre foi assim”.

Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, doença de alguém próximo sem que tivéssemosdinheiro para fazer o tratamento, ou seja, algo muito grave que nos fizesse sair da zona de conforto.

 

A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes! Não espere que o seu "circo" pegue fogo para começar a se movimentar. Vá em frente!

 

 

 

O TAPETINHO VERMELHO

Uma pobre mulher morava em uma humilde casa com sua neta, que estava muito doente.

Como não tinha dinheiro para levá-la a um médico e, vendo que, apesar de seus muitos cuidados, a pobre menina piorava a cada dia, com muita dor no coração, resolveu deixá-la sozinha e ir à pé até a cidade mais próxima, em busca de ajuda.

No único hospital público da região, foi-lhe dito que os médicos não poderiam se deslocar até sua casa; ela teria que trazer a menina para ser examinada.

Desesperada, por saber que sua neta não conseguiria sequer levantar-se da cama, ao passar em frente a uma igreja resolveu entrar. Algumas senhoras estavam ajoelhadas fazendo suas orações. Ela também se ajoelhou.

Ouviu as orações daquelas mulheres e quando teve oportunidade, também levantou sua voz e disse:

"Olá, Deus, sou eu, a Maria. Olha, a minha neta está muito doente. Eu gostaria que o Senhor fosse lá curá-la. Por favor. Anote aí, Deus, o endereço."

As demais senhoras estranharam o jeito daquela oração, mas continuaram ouvindo.

"É muito fácil, é só o Senhor seguir o caminho das pedras e, quando passar o rio com a ponte, o Senhor entra na segunda estradinha de barro. Passa a vendinha. A minha casa é o último barraquinho daquela ruazinha."

As senhoras que tudo acompanhavam esforçavam-se para não rir.

Ela continuou: "Olha Deus, a porta tá trancada, mas a chave fica embaixo do tapetinho vermelho na entrada. Por favor, Senhor, cure a minha netinha. Obrigado."E quando todas achavam que já tinha acabado, ela complementou: "Ah! Senhor, por favor, não se esqueça de colocar a chave de novo embaixo do tapetinho vermelho, senão eu não consigo entrar em casa. Muito obrigado, obrigado mesmo."

Depois que a Dona Maria foi embora, as demais senhoras soltaram o riso e ficaram comentando como é triste descobrir que as pessoas não sabem nem orar.

Mas, Dona Maria, ao chegar em casa não pode se conter de tanta alegria, ao ver a menina sentada no chão, brincando com suas bonecas.

"Menina, você já está de pé?!?"
 

E a menina, olhando carinhosamente para a avó, disse: "Um médico esteve aqui, vovó. Deu-me um beijo na testa e disse que eu ia ficar boa. E eu fiquei boa. Ela era tão bonito, vó! Sua roupa era tão branquinha que parecia até que brilhava. Ah! ele mandou lhe dizer que foi fácil achar a nossa casa e que ele ia deixar a chave debaixo do tapetinho vermelho, do jeitinho que você pediu."